terça-feira, 6 de novembro de 2018

Objeto interestelar pode ter sido enviado à Terra por alienígenas

A hipótese é de que a rota do ‘Oumuamua’ pode ter sido direcionada, e não aleatória. Porém, Cientistas rejeitam teoria 'alienígena' de Harvard sobre objeto interestelar


Cientistas do Centro de Astrofísica de Harvard acreditam que o ‘Oumuamua’, objeto interestelar descoberto no ano passado no Havaí, pode ter sido enviado à Terra por alienígenas. Eles levantaram a hipótese em artigo publicado na quinta-feira, dia 01, quando tentavam explicar a aceleração do objeto.
Os astrofísicos admitiram a possibilidade de que a rota do Oumuamua tenha sido direcionada, e não aleatória. “Pode ser uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente para as proximidades da Terra por uma civilização alienígena”, dizem.
A possibilidade da sonda direcionada por extraterrestres explica uma discrepância na frequência com que o objeto é visto, explica Renato Vicente, físico e vice-presidente do Instituto Principia, em São Paulo.
Vicente faz, no entanto, algumas ressalvas. “A explicação do objeto artificial parece fácil, mas não é. Envolve uma história anterior. Para ter uma civilização capaz disso, é preciso assumir que existe essa evolução numa sociedade, com a capacidade de fazer viagens interestelares. E a gente tenta assumir a menor quantidade de coisas possível”, lembra.

Na pesquisa, os astrofísicos de Harvard discutiram a possibilidade de que a pressão da radiação solar poderia estar por trás da aceleração do Oumuamua. Se esse for o caso, então o objeto “representa uma nova classe de material interestelar fino, ou produzido naturalmente, ou de origem artificial”, afirmam Abraham Loeb e Shmuel Bialy, autores do estudo. (Veja a conclusão dessa matéria no G1.)

Cientistas rejeitam teoria 'alienígena' de Harvard sobre objeto interestelar

Os cientistas rejeitaram esta teoria pouco depois da descoberta do objeto. Não foram encontrados sinais artificiais provenientes do corpo. "Como a maioria dos cientistas, eu adoraria que existisse uma evidência irrefutável da vida extraterrestre, mas não é o caso", disse Alan Fitzsimmons, astrofísico da Universidade de Queens, em Belfast.
"Já se demonstrou que suas características observadas são consistentes com um corpo similar a um cometa expulso de outro sistema estelar", disse à AFP. "E alguns dos argumentos neste estudo se baseiam em cifras com grandes incertezas".

Katie Mack, astrofísica da Universidade do Estado da Carolina do Norte, também se mostrou em desacordo com a abordagem extraterrestre.

"É preciso entender que os cientistas ficam perfeitamente felizes em publicar uma ideia extravagante se ela tiver a mínima chance de não estar errada", escreveu no Twitter.
"Mas até que todas as outras possibilidades tenham se esgotado dezenas de vezes, até mesmo os autores provavelmente não acreditam nela", acrescentou. (Veja a conclusão dessa matéria no G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja mais