quinta-feira, 24 de março de 2022

Asteroide se aproximará da Terra em 2029

O C atingirá seu ponto mais próximo da Terra em 13 de abril de 2029 e pode ter partículas arrancadas pela gravidade da Terra.


Um estudo da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) em parceria com a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho Paulista (UNESP) analisou as características físicas do asteroide Apophis, corpo celeste de 370 metros de diâmetro que passará relativamente próximo da Terra em 13 de abril de 2029.

Na pesquisa, os cientistas analisaram os possíveis efeitos da aproximação, como possíveis influências na sua trajetória e no seu ângulo de inclinação, entre outras.

Segundo cientistas, não há riscos iniciais para o nosso planeta. O Apophis atingirá seu ponto mais próximo da Terra, 38.000 quilômetros de distância da superfície terrestre.

"A interação gravitacional entre um planeta e um corpo como o Apophis pode alterar a forma do corpo, quebrar o corpo em pedaços, desintegrar possíveis pedras soltas na superfície do asteroide, ou até mesmo remover outros corpos que orbitam o asteroide (como rochas, satélites, ou anéis)", afirma Gabriel Borderes-Motta.


Conheça o estudo na matéria completa no G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja mais