segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Planeta 9 existe?

Objeto interestelar que colidiu com a Terra pode provar que o planeta 9 é real!


Cientistas suspeitam que exista um planeta escondido nos limites mais externos do nosso sistema solar. Este mundo estaria influenciando objetos transnetunianos e até objetos interestelares com sua força gravitacional.

Os cientistas dizem que um objeto interestelar que colidiu com nosso planeta em 2014 poderia fornecer a evidência definitiva de que precisamos para provar que um nono planeta existe. O objeto em questão é conhecido como CNEOS 14.

O objeto caiu no Oceano Pacífico em 2014 e foi identificado há um ano pelo professor astrônomo de Harvard Abi Loeb e seu aluno Amir Siraj, usando dados coletados pela NASA. O professor Loeb explica que esse objeto é de grande importância e montou uma expedição na tentativa de explorar o fundo do oceano e recuperar seus fragmentos. O pequeno objeto interestelar, que se acredita não ter mais de um metro de diâmetro, impactou nosso planeta depois de passar pelo sistema solar a 60Km/s.


Essa alta velocidade levou os especialistas a suspeitar que se originou de um sistema estelar distante. Para descobrir se tal objeto veio de outro sistema solar, os cientistas precisam descartar que o objeto acelerou com a ajuda da gravidade de um dos planetas do nosso sistema solar. Eles podem fazer isso reconstruindo sua trajetória e vendo que não passou perto de nenhum de nossos planetas “conhecidos.”

Isso é exatamente o que os pesquisadores Héctor Socas-Navarro e Ignacio Trujillo Cabrera, do Instituto de Astrofísica das Canárias, querem fazer. Para resolver o mistério, eles fizeram várias simulações reconstruindo o caminho do objeto pelo nosso sistema solar. Eles descobriram três anomalias improváveis ​​em um objeto originário de outro sistema estelar.

Leia na íntegra no site Curiosmos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja mais