quarta-feira, 27 de junho de 2012

Moais da Ilha de Páscoa, desvendado o mistério

Até hoje, mesmo com muita pesquisa, os Moais são um grande mistério

As maiores questões já feitas sobre os Moais são sempre as mesmas: Por que e por quem, foram construídos? Como foram transportados e colocados em seus lugares? Uma pesquisa sobre essa última questão está em andamento. Segundo a matéria do site Revista Galileu os arqueólogos Terry Hunt e Carl Lipo, parecem ter desvendado um dos mistérios da Ilha de Páscoa. Estudando como os habitantes pré-históricos da ilha transportavam os moais de um lugar para o outro, eles elaboraram a teoria de que as gigantescas estátuas 'andavam' para se movimentar.
18 pessoas resolveram, uma das teorias, desse dilema. Três grupos trabalharam em conjunto para puxar alternadamente um modelo que imita os moais. Eles empurravam  para frente e para trás, e assim conseguiram que ela se movimente. Cada uma tem 3 metros de altura e pesa mais de 5 toneladas. Os créditos da foto é de Shutterstock.
Mas, como esses Moais são grandes mistérios de pedra, a dúvida é: será que esse experimento é possível com todos os moais? Cinco Toneladas é um peso considerável, mas a maior parte das estátuas da ilha pesam três vezes ou mais.
Um vídeo do National Geographic mostra um Moai andando, literalmente. Assista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja mais